Bitcoin (CRYPTO: BTC) e Dogecoin (CRYPTO: DOGE) foram ambos investimentos quentes nos últimos 12 meses, com alta de 650% e 18.600%, respectivamente, a preços recentes. Apesar do fato de que essas criptomoedas são construídas em uma tecnologia semelhante, eles têm uma história muito diferente sobre suas origens.

Bitcoin foi criado em 2009 pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto. O misterioso Nakamoto publicou um white paper descrevendo como o Bitcoin poderia ser usado para construir um novo sistema financeiro – um que reduzisse os custos de transação ao eliminar a necessidade de instituições financeiras.

https://youtu.be/N1NJbhxSr8E

Em comparação, Dogecoin foi criado como uma piada. Em 2013, o funcionário da Adobe, Jackson Palmer, twittou para o popular meme Doge, “Investindo no Dogecoin, tenho certeza de que é o próximo grande lance.” Na época, Dogecoin não existia, e seu comentário era apenas uma piada sobre o hype crescente em torno do Bitcoin. O desenvolvedor de software IBM Billy Markus, no entanto, ajudou a dar vida à piada de Palmer.

Então, qual dessas criptomoedas em brasa é o melhor investimento?

A criptomoeda é construída em blockchain

Apesar de ser uma piada, Dogecoin tem um recurso redentor: como o Bitcoin, ele é construído em blockchain, a tecnologia ponto a ponto que alimenta criptomoedas.

Blockchain é um livro-razão distribuído que mantém o controle de todas as transações em uma rede. A genialidade disso é que não requer mais autoridade central para cunhar e administrar uma moeda. Em vez disso, os mineiros que compõem a rede são responsáveis por construir e manter o blockchain. Pense neles como verificadores: quando ocorrem transações Dogecoin, os mineiros agrupam essas transações em blocos e validam cada bloco por meio de um processo de uso intensivo de energia conhecido como prova de trabalho. Esse termo não é apenas usado – é preciso hardware poderoso e poder de computação significativo para resolver os hashes criptográficos (ou seja, soluções) que validam cada bloco de transações. Crypto Portugal são positivos.

O processo é notável por dois motivos:

Primeiro, o enorme poder de computação necessário para esse processo significa que é virtualmente impossível hackear o blockchain. Na verdade, um indivíduo teria que dominar 51% do poder de computação da rede para alterar o livro-razão com êxito. Em outras palavras, o blockchain é uma maneira segura de armazenar dados.

  • Em segundo lugar, quando os mineiros resolvem corretamente um quebra-cabeça criptográfico e validam um bloco, eles são recompensados com uma certa quantidade de criptomoeda. Esse incentivo garante que uma ampla rede de mineradores processe as transações, de modo que as instituições financeiras não precisem mais atuar como intermediárias. Em última análise, isso significa que as transações de criptomoeda estão sujeitas a custos menores.

Dogecoin tem uma falha crítica

Originalmente, o Dogecoin tinha um limite rígido de 100 bilhões de tokens, comparável ao limite do Bitcoin de 21 milhões de tokens. No entanto, os desenvolvedores mudaram seus planos em 2014, eliminando as restrições de fornecimento. Em outras palavras, enquanto os mineiros continuarem a construir no blockchain, mais Dogecoin continuará a aparecer.

  1. Na verdade, toda vez que um bloqueio é verificado, o minerador recebe uma recompensa fixa de 10.000 tokens Dogecoin. A menos que o código seja reescrito, isso continuará para sempre.
  2. Esse é um erro crítico. Em economia, se a demanda for mantida constante, o preço de um bem cai quando a oferta aumenta. E se a oferta de um bem sobe para o infinito, o preço deveria teoricamente cair para zero. A menos que o código seja reescrito para introduzir escassez, acho que o preço do Dogecoin está caminhando nessa direção. Talvez não neste ano, ou mesmo nesta década, mas eventualmente o excesso de oferta irá sobrecarregar a demanda. Stellar previsao 2030 são positivos.
  3. Ninguém pode dizer com certeza se o Bitcoin é um bom investimento. Mas certamente parece um investimento melhor do que Dogecoin.

Então, por que o preço do Dogecoin aumentou 18.600%?

Muito do hype em torno do Dogecoin pode provavelmente ser atribuído a Elon Musk. O brilhante líder da Tesla e da SpaceX tuitou repetidamente sobre o assunto. Por exemplo, Musk disse em abril de 2019 que Dogecoin pode ser sua criptomoeda favorita. No início de 2021, Musk postou uma foto de uma revista fictícia chamada Dogue, um trocadilho baseado na popular publicação Vogue.

  • Poucos dias depois, no entanto, Musk elaborou seu comentário durante um bate-papo no Clubhouse: “De vez em quando, eu faço piadas sobre Dogecoin, mas na verdade elas são apenas piadas.” Musk também observou que a própria criptomoeda foi criada como uma piada.
  • Como pensamento final, considere o seguinte: Se os desenvolvedores do Dogecoin não foremnomes, não há razão para ninguém levar isso a sério. E sem limite para o número de tokens, Dogecoin não é mais escasso que o ar. É por isso que os investidores devem ter muito cuidado ao decidir investir nesta moeda digital. Claro, algumas pessoas atingiram o império e outras pessoas poderiam enriquecer com o Dogecoin no futuro. Mas geralmente alguém também ganha na loteria todas as semanas – e isso não significa que você deva investir suas economias em bilhetes de loteria.